X
Mais pesquisados

EDUCAÇÃO INFANTIL AVANÇA EM DUQUE DE CAXIAS COM INAUGURAÇÃO DE NOVA CRECHE EM XERÉM

access_time15/03/2026 00:00

A Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou, nesta sexta-feira (13/03), a Creche Municipal Kátia Núbia Reis de Oliveira, localizada na Rua Carlos Mateus, s/nº, em Xerém, no quarto distrito do município.

COMBATE ÀS ENCHENTES EM DUQUE DE CAXIAS

access_time12/03/2026 00:00

O prefeito Netinho Reis, em seu  primeiro ano de gestão, ampliou os investimentos em infraestrutura urbana, com foco em obras de canalização e de macrodrenagem. Em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a prefeitura avançou em intervenções estratégicas para reduzir enchentes, melhorar o escoamento das águas pluviais e transformar áreas historicamente afetadas.

DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS PARA SEMANA ADMINISTRATIVA NO CURSO DE FORMAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL

access_time24/02/2026 00:00

A Prefeitura de Duque de Caxias iniciou o período de apresentação de documentos dos candidatos classificados no concurso público da Guarda Municipal 2025. Ao todo, 563 aprovados devem comparecer para realizar a matrícula no Curso de Formação. O atendimento será realizado entre os dias 23/02 (segunda-feira) e 27/02 (sexta-feira), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

MAIO LARANJA TEM INÍCIO EM DUQUE DE CAXIAS COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO HOSPITAL INFANTIL ISMÉLIA DA SILVEIRA

MAIO LARANJA TEM INÍCIO EM DUQUE DE CAXIAS COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO HOSPITAL INFANTIL ISMÉLIA DA SILVEIRA

person access_time08/05/2026 13:32

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias realizou, na manhã desta quinta-feira (07/05), o lançamento da campanha “Maio Laranja”, no Hospital Infantil Ismélia da Silveira (HIIS). A ação teve como objetivo conscientizar e alertar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante o evento, foram promovidas palestras educativas para pais, responsáveis e profissionais da unidade, reforçando a importância da informação, da prevenção e da denúncia. As crianças participaram de oficinas de pintura, atividades recreativas e receberam lanche. Também foram distribuídos materiais educativos com orientações sobre identificação de sinais de violência e os canais de denúncia.
A campanha faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, data que representa um marco na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil.
De acordo com dados do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, em 2024 a unidade registrou 64 notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2025, foram 40 casos notificados e, somente neste ano, já foram registrados 13 casos. O hospital realiza a notificação ao Conselho Tutelar, ao Departamento de Vigilância em Saúde e encaminha os casos à delegacia para registro de ocorrência e exame de corpo de delito.
A diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Dra. Célia Guerra, destacou a importância da mobilização e do trabalho contínuo de conscientização junto à sociedade. “Precisamos falar sobre esse tema com responsabilidade e sensibilidade. A informação é uma das principais ferramentas de proteção das nossas crianças e adolescentes. A campanha Maio Laranja reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a prevenção, o acolhimento e o combate a qualquer tipo de violência”, afirmou.

 


A diretora do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, Dra. Cecília Alves, ressaltou a relevância de envolver as famílias e fortalecer a rede de proteção. “Nosso papel vai além do atendimento em saúde. É fundamental orientar pais e responsáveis para que estejam atentos aos sinais e saibam como agir diante de qualquer suspeita. Realizamos este trabalho há 25 anos. Proteger nossas crianças é uma responsabilidade de todos”, destacou Dra. Cecília Alves.
Ao longo de todo o mês de maio, as unidades municipais de saúde promoverão palestras, rodas de conversa e ações educativas para ampliar a divulgação de informações sobre o tema e incentivar a denúncia de casos de abuso e exploração sexual infantil. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes graves e que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100

folder_openTags