SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE DUQUE DE CAXIAS PARTICIPA DO XXVI ENCONTRO NACIONAL CONGEMAS
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias marcou presença no XXVI Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), realizado entre os dias 16 e 19 de junho, no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará.
Com o tema O SUAS na perspectiva municipalista: avanços, desafios e sua função na consolidação da proteção social brasileira, o encontro reuniu gestores, técnicos e especialistas de todo o país para debater o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com objetivo de buscar estratégias voltadas ao aprimoramento das políticas públicas de assistência social.

Durante os quatro dias de programação, a equipe de Duque de Caxias acompanhou conferências, painéis temáticos e oficinas que abordaram assuntos estratégicos para a gestão municipal, como inovação e uso da inteligência artificial no SUAS, vigilância socioassistencial, fortalecimento do Cadastro Único, proteção à primeira infância, segurança alimentar, políticas de cuidado, trabalho social com famílias, população em situação de rua, migração, fortalecimento dos conselhos de assistência social e gestão interfederativa.
A participação no evento reforça o compromisso da Secretaria em investir na qualificação técnica de seus profissionais, acompanhar as discussões nacionais sobre a política de assistência social e incorporar boas práticas que contribuam para a melhoria dos serviços oferecidos à população de Duque de Caxias.
O Encontro Nacional do CONGEMAS é considerado um dos principais espaços de diálogo e construção coletiva da assistência social brasileira, reunindo representantes dos municípios para discutir os desafios e perspectivas do SUAS, fortalecendo a gestão pública e a garantia de direitos para a população.

